Conheça Ricardo Carvalho: O Experiente Zagueiro do Mônaco


O Experiente Zagueiro do Mônaco, Nasceu em Amarante de Portugal, em 18 de Maio de 1978, Ricardo começo jogando pelo Clube da sua cidade natal, o Amarante Futebol Clube, até que suas performances atraiu os olhares do Porto e em 1996 começo a jogar pela categoria de base do Porto, até que em 1997 foi emprestado ao Leça onde fez sua estreia profissional no Campeonato Português.

Depois de ser emprestado ao Leça, Ricardo Carvalho foi emprestado ao Vitória de Setúbal, time da cidade natal de Mourinho, no Vitória de Setúbal, Ricardo se tornou um dos Zagueiros mais promissores do país, onde jogou 25 partidas pelo Clube, até ser emprestado ao modesto Alverca. No Alverca foram 29 jogos e um gol marcado e acabou voltando ao Porto.

Pelo Porto em 2001, Ricardo logo ganhou a confiança de Antonio Machado e rapidamente conseguiu uma vaga na equipe titular, nessa temporada jogou 25 partidas, na temporada seguinte o José Mourinho assume o Porto, com Mourinho, Ricardo vira terceira opção atrás de Jorge Costa e Pedro Emanuel, mas com o tempo ele foi conquistando a sua posição de titular, nessa temporada Ricardo ganho a Copa da Uefa e foi nomeado o melhor jogador do campeonato portugues e melhor jogador do Porto e foi convocado em 2003 para a Seleção Portuguesa, numa vitoria de Portugal de 5 a 3 contra a Albânia. Já na temporada 2003/04, Ricardo teve performances que ajudaram ao Porto a ganhar o seu segundo Campeonato Português seguido e a Champions League onde ganho numa vitoria contra o Mônaco por 3 a 0, Ricardo foi eleito o melhor Zagueiro daquela Champions e acabou chamando atenção de vários times como Barcelona, Real Madrid, Manchester United e Internazionale , até que em 2004 depois de ganhar tudo pelo Porto, foi com o Mourinho para o Chelsea por um valor de 30 milhões de euros.

Ricardo foi convocado para a Eurocopa 2004, jogou todas as 6 partidas como titular e ao lado de Sol Campbell, foi o melhor Zagueiro do torneio onde acabou com o vice-campeonato, Pelo Chelsea, Ricardo realizou muito bem sua primeira temporada pelo Chelsea, onde ajudou o Clube a conquistar a Premier League e a Taça da Liga, Ele marcou seu primeiro gol pelo Chelsea na vitória por 3 a 1 sobre o Norwich City, já na temporada 2005/06 não foi tão boa, Ricardo acabou sendo repreendido publicamente por Mourinho depois de Ricardo ter reclamado na imprensa, com isso ele fico de fora do jogo contra o Arsenal e foi multado em 85 mil euros, Em janeiro, em um empate de 1 a 1 contra o Charlton Athletic, Carvalho recebeu o primeiro cartão vermelho de sua carreira. depois da boa temporada pelo Chelsea, Ricardo foi convocado para a Copa do Mundo de 2006 da Alemanha, Portugal acabou ficando em quarto lugar.

Na temporada 2006/07, Ricardo acabou se machucando e perdendo os jogos importantes como as Semi-Finais da Champions contra o Liverpool e a Final da FA Cup contra o Manchester United, Em 18 de maio de 2007, onde completou 29 anos, assinou um novo contrato de 5 anos com o Chelsea, Ricardo manteve sua excelente forma na temporada 2007/08, o Real Madrid ainda mantinha interesse no português, Uma fonte do Real Madrid disse: "Nós nunca fomos capazes de obter Carvalho por causa de sua ligação com Mourinho. Agora, ele deixou o Chelsea, sentimos que há uma chance real". Mas Ricardo continuou no clube ingles, Em 26 de abril, Carvalho fez seu jogo 100 na Premier League contra o Manchester United. Ricardo foi convocado para a Eurocopa 2008 e jogou 3 dos 4 jogos de Portugal, Portugal acabou sendo eliminado pela Alemanha nas Quartas de Final.

Na Temporada 2008/09, Ricardo acabou se machucando e assim perdendo lugar para o Brasileiro Alex, em Julho de 2009, Ricardo queria sair do Chelsea para se Juntar ao Mourinho na Internazionale, ele acabou jogando só 18 partidas nessa temporada. Já com a contratação de Carlo Ancelotti, Ricardo acabou reconquistando seu lugar, No final da temporada, em 24 de julho, o Jornal The Sun trouxe relatos de que Carvalho havia manifestado seu desejo de deixar o Chelsea e ir para o mesmo time do seu ex-técnico José Mourinho, que agora era responsável pelo Real Madrid. Segundo este jornal, Carvalho disse: "Se houvesse uma possibilidade de assinar com o Real Madrid, eu iria lá agora nadando ou correndo".

Ricardo foi novamente convocado para a Copa do Mundo, Portugal não foi muito longe dessa vez, acabou sendo eliminado nas oitavas de final, perdendo para a Favorita Espanha por 1 a 0, Espanha que depois seria a Campeã. Em agosto de 2010, o Real Madrid contratou Ricardo Carvalho por 7,9 milhões de euros, por um contrato de 2 anos, Ele fez sua estréia em 13 de agosto de 2010, em um amistoso contra o Bayern de Munique, Jogo em que o Real Madrid venceu por 4 a 2 nos pênaltis após um empate de 0 a 0, estreia pela Liga Espanhola foi em 29 de agosto, Seu primeiro gol pelo Real Madrid foi num jogo contra o Osasuna por 1 a 0. Em 19 de outubro de 2010, numa vitória contra o Milan pela Champions League, Carvalho foi escolhido o melhor jogador pelo jornal espanhol Marca, Semanas depois contra o Atlético de Madrid, Ricardo mostrou poder ainda jogar em alto nivel, onde foi o melhor jogador da partida de novo.

Em 31 de agosto de 2011, Ricardo se aposentou da Seleção Portuguesa depois de deixar a concentração sem falar com o seu treinador e colegas de equipa antes do jogo das Eliminatórias da Eurocopa 2012 entre Portugal e Chipre, Ricardo continuou bem até que teve outra lesão, durante a Lesão de Ricardo, Sergio Ramos acabou se consolidando como titular, acabou voltando só em 18 de Janeiro, na derrota para o Barcelona de 2 a 1. Houve grande especulação sobre o seu futuro com o Real Madrid na temporada 2012-2013, com José Mourinho declarando publicamente em 29 de agosto de 2012 que "seus serviços não eram mais necessários" pelo clube. No entanto, ele optou por ficar no clube até o final do seu contrato.

Em Maio de 2013, Ricardo Carvalho assinou com o Mônaco, um contrato de um ano, com opção de mais um, Ricardo estava em busca de um novo desafio. Ricardo chegou a ser comparado ao lendário zagueiro italiano Franco Baresi.