Curiosidades sobre o Mônaco na Copa da França.

O Mônaco enfrenta o Stade Rennais quarta feira na Copa da França. (Foto: Sudur.com)
O grande objetivo do clube Principado é a Copa da França, algo que foi admitido pelo vice-presidente Vadim Vasylev em distintas ocasiões. Como a esperança é enorme para a classificação, um pouquinho antes das oitavas de finais na Coupe de France o site do ASM listou 10 coisas que você precisa saber sobre a história dos Rouge et Blanc na Competição, e nós não deixamos isso passar em branco.

A primeira classificação foi no natal de 1932!
A primeira exibição do Mônaco no tradicional torneio foi na 32ª rodada da temporada 1932/1933. Em Antibes (conhecido por ser uma cidade turística), os vermelho e branco empataram com o U.S Berfort, por 0-0. Como na época não existia, prorrogação, e muito menos penalidades máximas, o jogo teve de ser remarcado. Na segunda partida, realizado no dia 25 de dezembro de 32, ASM que residia a divisão de honra (que é a liga regional da França nível VI, ou melhor dizendo nível amador) se impôs com o placar 2-1, classificando para 16-avos de final. Onde seria derrotado pelo Nice por 2-1, outrora chamado Nice Olympique. Campeão Regional na época, o clube estreou-se nos profissionais na temporada seguinte, participando do 1º Campeonato da da segunda divisão.

A partida diante o Rennes será a de nº 268.
O jogo desta quarta-feira será bem especial, até porque é o de 268 do AS Mônaco na Copa da França, uma competição já faturada cinco vezes, nos anos 1960, 1963, 1985, e 1991 (com 77 participações, 509 gols marcados). Também será a 35º partidada realizada no estádio Louis II.  Foram 28 ocasiões que os monegascos conseguiram classificar-se para a próxima rodada. Sendo eliminados sete vezes, duas em disputa de pênaltis.

Jean Luc-Ettori, o especialista.
O nome dele é Jean Luc-Ettori, com 92 jogos, é o jogador do Mônaco que mais jogou na Coupe de France, ganhando três vezes em 1980, 1985, 1991. Além dos 3 títulos conquistados, chegou a duas finais, a primeira contra o Metz, 1984, e a segunda diante o Olympique de Marselha, 1989. Era para estar na final de 1992, mas não jogou por causa de Furiani. Além de Etorri, Claude Puel é o segundo jogador monegasco com mais participações, 61 jogos. Atrás deles vem Manuel Amoros, Jean Petit (ambos com 41 partidas).


Ídolo do Mônaco, Jean Luc-Etorri foi o que mais jogou e ganhou títulos pelo principado. (Foto: AS MONACO).
Saldo positivo nas oitavas de finais.
Essa é a trigésima-oitava participação do principado nas oitavas. Até agora conseguiram classificar-se 23 vezes para as quartas de finais, sendo eliminados 14 vezes nessa fase do torneio. Prestando atenção em um detalhe, os Rouge et Blanc chegaram posteriormente 15 vezes nas semi-finais, e 10 nas finais (com 5 vitórias, 4 derrotas, e 1 final não disputada).

AS Mônaco historicamente se dá melhor.
Atrás do OM (18 finais), PSG (12 finais), o ASM é o terceiro clube com mais participação na final deste torneio (9 finais disputadas, e 1 não disputada). Com 5 títulos, o Mônaco é o 5º clube com mais taças adquiridas na competição. Somente Lille, Saint Etienne (6 vitórias), PSG (8), e Olympique de Marselha (10) saíram-se melhor.

Rennes más recordações ...
Essa é a quarta vez na história dos dois clubes a se enfrentarem na Coupe de France, e o confronto não é tão favorável ao principado. Em 1966-1967 os bretons venceram, 2-1 em Marselha. Mesma situação vivida em 1970-1971. Os Rouge et Blanc haviam vencido por 2-0 no Stade Louis II, antes de sofrer um terrível revés no Stade de La Route de Lorient, 4-0. Semanas depois o Stade Rennais classificou-se para as finais, aonde venceria o Lyon por 2-1 sagrando-se campeão, pela segunda e última vez em sua história. Pelo menos até agora.

O último confronto foi bom precedente nas 8ª de finais.

O último confronto diante o adversário de quarta-feira foi em 2004/2005 também nas oitavas de finais, sendo desta vez com o principado vencedor, um gol de Javier Saviola na prorrogação permitiu os monegascos classificarem-se para as quartas de finais. Porém a rota do Mônaco mais tarde seriam interrompida diante o Sedan, na semi-final.

Delio Onnis o artilheiro.
Dos 509 gols marcados pelo AS Mônaco na Coupe de France, Delio Onnis é de longe o maior contribuinte para este feito, com 30 tentos em 39 partidas vestindo a camisa do vermelho e branco. O segundo colocado é Henri Biancheri, com 11 gols em 21 jogos, enquanto Sergio Roy é o terceiro, balançando a rede 10 vezes, durante 14 exibições pelo clube no torneio. Nesse atual elenco temos apenas Valére Germain  no 22º lugar de marcadores do Mônaco na Coupe de France, com 5 conquistas em 8 jogos.  

Delio Onnis, além de ser o artilheiro do Mônaco na Coupe de France é um dos maiores artilheiros da história da ligue 1 com 299 gols, além dos Rouge et Blanc jogou no Reims, Tours e Toulon. (Foto: SoccerLens.com).
Berbatov marcou o nº 500 ...
Aos registrar o segundo gol do Mônaco nas quartas de finais da temporada passada, Dimitar Berbatov alcançou uma marca, marcou o quingentésimo gol dos monegascos na  Coupe de France. Semanas depois ele marcariam o número 3000 na Ligue 1. Só números redondos para o búlgaro dos vermelho e branco.

O 35º jogo do Toulalan na Coupe de France.
Jéremy Toulalan é o único jogador do principado a vencer em 2008 a Taça vestindo a camisa do Olympique Lyonnais. Ele irá jogar contra o Rennes, o trigésimo-quinto jogo pela Copa da França. O único gol marcado pelo capitão do ASM neste torneio foi na temporada 2004/2005  defendendo o Nantes.