Mônaco eliminado da Coupe de la Ligue, quais são as chances de títulos nessa temporada?

Nem tudo está acabado para o Monaco, ainda há 3 competições para disputar. (Foto: AS Monaco Stephane Senaux)

O futebol é cheio de surpresas talvez o Mônaco nem imaginasse ter de conviver sem a dupla Falcão Garcia, James Rodriguez tão rapidamente. Repor essas peças seria uma tarefa difícil, dolorosa, trágica, que pôs um ponto de interrogação na ambição apresentada nos últimos dois naos. Infelizmente, ou felizmente o time do principado adotou uma filosofia diferente com Leonardo Jardim, começou a investir em jovens talentos desconhecidos do público, muitos vindo de terras portuguesas para reforçar a equipe. 

O time sofreu, perdeu seu camisa 10 considerado um dos melhores meias da ligue 1 passada para o campeão europeu Real Madrid. Com isso substituiu na aposta Bernardo Silva, vindo do Benfica. O português foi um grata surpresa, mostrando ser um meio campista talentoso. Também depositou suas fichas em Ocampos e Carrasco que estavam no time. O primeiro decepcionou, sendo emprestado para o Marselha nesta atual janela de inverno. Já o segundo vem a cada dia demonstrando progressão, objetividade, futuro brilhante. Sem contar no brasileiro Wallace vindo do Braga, muito seguro formando uma das melhores zagas da ligue 1, juntamente do experiente Raggi. Sem contar na ascensão de Kurzawa especulado para sair do clube na próxima janela de transferência.

Porém depois da eliminação ontem diante o Bastia, abriu um ponto de interrogação se o ano tinha acabado para o vermelho-branco. Entretanto o "novo rico" (nem sei se esse apelido pega mais), continua vivo em três competições. Duas com real chance de título, não é ser pessimista, mas a sequencia de jogos do clube monegasco não será fácil, e o fato de PSG, OM, OL estarem em disputa acirrada para título torna meio que impossível sonhar em o ASM sagrando-se campeão da França nesta temporada. 

Só que mesmo oscilando no Campeonato Francês, o time do principado fez campanha surpreendente na Uefa Champions League, indo para as oitavas, tendo de enfrentar o Arsenal, nos dias 25 de fevereiro, 17 de março. Cujo o técnico é ninguém mais, ninguém menos que Arsene Wenger, ex-técnico do As Monaco. Confronto interessante, até porque foi comprovado que a equipe tende a crescer em jogos grandes, passar os londrinos pode ser "impossível" para alguns, afinal não é o franco favorito. Lembre-se de um detalhe, o futebol não é feito de favoritismo, e claro a imprevisibilidade dos comandados de Jardim. 

A outra competição ao qual ainda há chance de títulos é a Copa da França, no qual disputarão as oitavas de final, contra o Rennes na próxima quarta, 11 de fevereiro. Se passar ficam mais perto de ganhar o 6º título na competição, o qual foi para a final em 2010, perdendo para o Paris Saint-Germain de Giuly. Segundo as palavras de João Moutinho o principal objetivo é levantar a taça. O importante é estar focado, há 3 competições para disputar. Sendo "apenas" 7 pontos de diferença para o Paris SG, Marselha. E, mesmo com a eliminação para o Bastia o ano ainda não acabou para o Mônaco, estamos em fevereiro, muito coisa pode acontecer. E se as contratações de Alain Traoré, Matheus Carvalho derem certo, a chance de surpreender a todos é muito grande. Jogadores talentosos ainda resta (e muito), a equipe se recupera das perdas mesmo  lentamente. Nada está perdido para os monegascos.